"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então não é um modo de agir, mas um hábito."

Aristóteles

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Júlio César de Mello e Sousa


Júlio César de Mello e Souza ( 06/05/1895 a 18/06/1974) professor e escritor, foi consagrado no Brasil e no mundo por suas obras que usavam fabulas e lendas passadas no Orinte, para ilustrar conseitos matemáticos.
Obra essa de  mais de 120 livros assinados com seu proprio nome ou com o pseudonimo de Yezid Izz-Eddin Ibn Salim Hank Malba Tahan, ou somente Malba Tahan, um personagem ficticio que teria nascido no vilarejo de Muzalit, em 6 de maio de 1885 que estudou no Cairo e em Istabum e depois de ter herdado a fortuna de seu falecido pai viajou pelo mundo conhendo as culturas de varios paises vindo ate a conhecer  o Brasil.
Júlio César começou sua carreira como escritor escrevendo para o jornal O Imparcial, onde surgiu o pseudonimo de Malba Tahan e o também pseudonimo Prof. Breno de Alencar Bianco dito em seus livros como o tradutor dos livros de Malba Tahan.
Os livros de Malba Tahan tornarassem tão famosos que o então presidente Getulio Vargas permitiu que o pseudonimo aparecesse em uma carteira de indentitade.
Júlio César faleceu aos 79 anos de ataque cardíaco em seu quarto de hotel, após uma palestra em Recife.
Entre os livros mais conhecidos de Júlio César de Mello estão Contos de Malba Tahan ,Amor de Beduíno, Lendas do Deserto, Lendas do Oásis, Lendas do Céu e da Terra, Maktbu!, Minha Vida Querida, O Homem que calculava, Matemática Divertida e Delirante, A Arte de Ler e Contar Histórias, Aventuras do Rei Baribê, A Sombra do Arco-Íris, A Caixa do Futuro, O Céu de Allah, Lendas do Povo de Deus,A Estrêla dos Reis Magos, Mil Histórias Sem Fim, Matemática Divertida e Curiosa, Novas Lendas Orientais, Salim, o Mágico, Diabruras da Matemática.

Para fazer o DOWNLOAD do livro o Homem que calculava clique no link abaixo:

ftp://ftp.fpte.br/formigoni/Utilitarios/O_Homem_que_Calculava.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário